Glitch Mundo: Conheça! Participe! Faça!

Quem gosta de jogos, curte o cenário independente e anseia por mais iniciativas nesse meio pode comemorar! Nascido dos anseios da comunidade brasileira de desenvolvedores de jogos independentes por um maior apelo ao lado artístico, cultural e social, o Glitch Mundo está chegando para enriquecer o calendário de eventos anuais sobre games e integrar ainda mais a comunidade indie no Brasil.

O Glitch Mundo é um novo evento de desenvolvimento de jogos independentes que visa promover diversas atividades lúdicas e criativas em um espaço seguro e respeitoso para todos. As atividades a serem realizadas incluem exposição de jogos independentes, palestras e apresentações, exposição de GDDs (Game Design Documents, Documentos de Game Design) em formato de zine e muito mais!

A proposta do Glitch Mundo é ser um evento bastante diferente do tradicional, empregando até mesmo conceitos do “open source” para a sua realização ao permitir que o público contribua com sugestões de novas atividades e ao incentivar todos os interessados a criar seu próprio evento local em qualquer cidade do país, o que lhe confere uma natureza descentralizada. A primeira edição do Glitch Mundo será sediada em São Paulo, mas a organização oferece diretrizes para quem desejar criar células do Glitch Mundo e realizar versões locais do evento em sua cidade (similar à maneira como a Global Game Jam é organizada, por exemplo).

Até o momento da publicação deste texto, desenvolvedores e entusiastas de Natal, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro (além de São Paulo) estão se movimentando para criar células locais do Glitch Mundo e é possível que vejamos novidades sobre as versões do evento nestas cidades em breve. São Paulo e Curitiba já têm programações definidas e todo mundo pode participar e contribuir!

Programação da primeira edição do Glitch Mundo, com sede na célula de São Paulo/SP. Sujeita a mudanças.
Programação da primeira edição do Glitch Mundo, com sede na célula de São Paulo/SP. Sujeita a mudanças.

Gostou da proposta inovadora do Glitch Mundo? Quer participar e conhecer gente maneira? Quer contribuir para enriquecer o evento? Quer criar seu próprio Glitch Mundo e estimular a comunidade de gamedev na sua cidade? Acesse o site oficial e conheça o evento e o que ele tem a oferecer, além de conferir a programação atualizada e os locais de realização do evento em São Paulo e em Curitiba. Interessados em contribuir com o evento em São Paulo ou em Curitiba ou em organizar sua célula local em outra cidade do país pode acessar o canal oficial no Discord e conversar com os idealizadores do projeto.

***

O Glitch Mundo e outros excelentes eventos estão disponíveis em nosso Calendário de Eventos. Acesse e adicione em seu Google Agenda! Está realizando seu evento? Manda uma mensagem pra gente dar uma força na divulgação! 😉