O que é e como ouvir um podcast?

Quer ouvir nossos podcasts mas não sabe como proceder? Não sabe ainda o que é um podcast e este está sendo o seu primeiro contato? Então senta aqui do nosso lado que a gente te ajuda. 😉

O que é?

Neku Sakuraba, do jogo The World Ends With You, curtindo os podcasts do Conquista

Um podcast é um programa de informação ou de entretenimento oferecido sob demanda via internet, que pode ser baixado e consumido a partir de um dispositivo ou consumido diretamente através do site ou serviço que o oferece.

Existem podcasts em áudio e podcasts em vídeo (também conhecidos como videocasts). Os programas geralmente são oferecidos em intervalos regulares, organizados em ordem cronológica e comumente oferecidos através de canais chamados feeds, utilizando-se da RSS ou de tecnologia similar.

Como ouvir e acompanhar um podcast?

A maneira mais fácil de acompanhar um podcast é simplesmente acessar o site oficial dele. Os melhores podcasts sempre oferecem um player aos visitantes do seu site. Basta acessar, apertar play e se divertir com o conteúdo.

Dependendo de como o podcast é oferecido no site, você também pode fazer o download do arquivo mp3 para o seu computador ou smartphone e ouvir localmente, usando seu tocador de mídia favorito.

Exemplo de player para ouvir podcasts em um website, com link para download do episódio logo abaixo

Também existem programas chamados agregadores de podcast, que servem pra tornar a rotina de baixar podcasts mais fácil e prática. Eles fazem o download ou o streaming dos podcasts automaticamente, bastando o usuário assinar o podcast a partir de um link para o respectivo feed RSS (como este, por exemplo). Geralmente esse link é oferecido pelos criadores do podcast em seu site oficial e tal link é exibido em algum local de destaque no site (geralmente próximo do player).

Agregador de podcasts gPodder

Para quem tem computador e/ou smartphone da Apple, o Apple Podcasts também permite ouvir e acompanhar podcasts (nas versões antigas do Mac OS, o programa a ser usado para ouvir podcasts era o iTunes, sendo pioneiro neste segmento).

Mais recentemente, serviços online como o Spotify, o Deezer, o Pandora e outros começaram a oferecer diversos podcasts em seu catálogo, tornando-se mais uma alternativa fácil e versátil de ouvir e acompanhar essa mídia, além de permitir que os criadores de podcast alcancem um novo público.

Sugestões de programas e serviços

Segue abaixo algumas sugestões de programas e serviços para ouvir podcasts. Escolha o seu programa favorito e acompanhe os podcasts do Conquista, bem como seus podcasts favoritos!

PC

iOS

No iOS, somente o programa padrão Apple Podcasts está disponível.

Serviços