Crie uma utopia pós-nuclear em Fallout Shelter

fs-tela-inicial

Uma das surpresas mais agradáveis da E3 2015 foi a participação da novata Bethesda, que pela primeira vez organizou sua própria conferência. Entre as novidades mais bacanas anunciadas está o aguardadíssimo Fallout 4, novo episódio do consagrado RPG pós-apocalíptico.

Para aproveitar o hype em torno do título duas coisas muito bacanas foram anunciadas. Uma delas foi a incrível edição de colecionador que trará de brinde uma réplica totalmente funcional de um Pip-Boy 3000 (inclusive se você ainda não comprou a sua, sente no chão e chore). A outra foi o jogo para celulares Fallout Shelter, que havia sido lançado para iOS no mesmo dia da conferência e que teve sua versão para Android finalmente lançada semana passada.

Desde então eu venho jogando esse jogo no meu tempo livre. E vou dizer a vocês que está sendo até bem agradável passar o tempo trabalhando como administrador de um Cofre da Vault-Tec.

fs-01

A premissa de Fallout Shelter é bem simples: administre o crescimento e manutenção de um Cofre (Vault) recebendo novos moradores (Dwellers), delegando tarefas a cada um deles e expandindo o espaço habitável ao construir novas salas e galerias para abrigar a sempre crescente população de seu ninho subterrâneo. É necessário construir usinas de energia, refeitórios e estações de tratamento para gerar e administrar os três recursos necessários para a sustentabilidade do Cofre – Eletricidade, Comida e Água – bem como laboratórios, armazéns, dormitórios e outros tipos de cômodos para garantir o bem-estar dos moradores.

É bem interessante como a demanda por recursos vai aumentando a medida em que a população cresce e você cava mais fundo para criar novas salas: é necessário tomar cuidado para que os níveis de Eletricidade, Comida e Água não fiquem abaixo do recomendado, ou seus moradores começarão a se contaminar com radiação, entre outros problemas. Como se não bastasse, de tempos em tempos incidentes podem ocorrer para dificultar a sua vida como incêndios, infestações por baratas radioativas e até mesmo invasões de selvagens habitantes do mundo exterior (Wasteland).

fs-04

Por falar na wasteland, uma coisa bem bacana de Fallout Shelter é a possibilidade de enviar um dos seus moradores para explorar o devastado e radioativo mundo da superfície. Você pode enviá-lo ao desconhecido pelo tempo que desejar e depois ordenar que ele retorne, talvez trazendo dinheiro (as valiosas tampinhas de garrafa Nuka Cola) e equipamentos encontrados durante a aventura. Mas tome cuidado e fique sempre de olho em seu explorador ou ele pode acabar morrendo lá fora, vítima da radiação ou de algum monstro mutante!

O chato é que essas coisas não são suficientes para oferecer um bom desafio em Fallout Shelter: o jogo mobile da Bethesda é meio complicadinho de início, mas uma vez que eu peguei as manhas o jogo se tornou fácil até demais.

fs-02
Mande um casal passar uns minutinhos em um dormitório (Living Quarter) e ajude a perpetuar a espécie! 😉

O segredo é colocar moradores para trabalhar em funções com as quais cada um deles tenha mais afinidade, de acordo com seus status S.P.E.C.I.A.L.: Strength, Perception, Endurance, Charisma, Intelligence, Agility e Luck. Indivíduos com alto valor de Strength se saem melhor nas usinas elétricas; quem tem bons valores de Charisma atrairá novos moradores mais facilmente trabalhando em uma estação de rádio; quem tem Perception alta produzirá mais água pura nas estações de tratamento… e por aí vai. Basta alocar as pessoas certas nos lugares certos e a produção de recursos quase nunca ficará no vermelho!

Mas felizmente o saldo é positivo e Fallout Shelter se mostrou uma diversão bem agradável e até um pouco viciante até certo ponto. Inclusive tecnicamente esse jogo ficou bem caprichado, ocupando pouco espaço na memória do celular e apresentando gráficos 2D e 3D muito bonitos.

E o melhor de tudo: ele não exige conexão constante com a internet! A não ser na hora de fazer compras na loja de microtransações do jogo, é possível se desconectar da internet completamente e ainda assim gerenciar seu Cofre e seus habitantes sossegado. Nada de se pendurar no Wi-Fi ou torrar seu plano de dados! ^^

Enfim, Fallout Shelter é mais uma opção bacana de diversão para se levar no bolso. Apenas fico na torcida para que a Bethesda melhore o jogo ainda mais, lançando atualizações que o deixem mais desafiador, mas pelo menos já tenho com o que me ocupar enquanto Fallout 4 não chega.

FALLOUT SHELTER

Plataforma avaliada: Android | Desenvolvedora: Bethesda | Publisher: Bethesda | Gênero: simulador.

Fallout Shelter está disponível gratuitamente na iOS App Store e na Google Play Store.

Comentários encerrados.