O beta de Need For Speed foi DEMAIS!!!

O que dizer desse novo Need For Speed que eu mal conheço e já considero pacas?!?

Foi essa a sensação que tive hoje de madrugada após o encerramento do beta fechado do novo jogo de corrida a ser lançado pela Electronic Arts.

Eu tenho de confessar a vocês que mesmo animado com a possibilidade do reboot da série NFS trazer de volta a pegada vista no Underground e Underground 2 eu fiquei com o pé atrás, pois a EA Games adora nos surpreender negativamente. Então tentei controlar meus nervos e o hype e aguardei pacientemente as inscrições para o beta fechado.

Inscrição feita, comecei a sentir os efeitos da ansiedade após receber o e-mail de confirmação de que participaria do beta para PlayStation 4.

Fogos, muita alegria… e um baita banho de água fria ao descobrir que simplesmente a EA resolveu que não deixaria ninguém publicar vídeos, streamings e imagens relacionadas a versão beta do game durante os testes. O que, na prática, significou sem streamings ao vivo para vocês ou posteriores vídeos de gameplay – o que, honestamente, achei uma grande besteira já que esses meios são grandes divulgadores dos jogos em produção.

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E é por isso que só vai ter foto de jogo velho ao longo desse post…

Talvez o grande medo deles fosse passar vergonha no beta fechado como foi o do Call of Duty: Black Ops III com servidores ruins, lags intermináveis e muito estresse para pouco divertimento. E isso que o beta do CoD foi fechado apenas para convidados e pra quem comprou o jogo digital em pré venda [Nota do revisor: lembrando que pouquíssimo tempo depois a Activision ainda chutou o pau da barraca e liberou o beta de Black Ops III pra todo mundo].

Download liberado na sexta de madrugada, muitas falhas no percurso até que finalmente tinha o dito cujo instalado no meu PS4 na sexta a noite… Risos solitários enquanto o jogo se inicia… Problemas na rede e não conseguia entrar de maneira nenhuma… Frustração.

Abortei a jogatina e fui fazer todas as coisas que tinha pra resolver. Era aniversário da patroa no sábado, então era provável que só pudesse aproveitar mesmo o último dia do beta.

Cheguei em casa depois das comemorações lá por umas 2h da madrugada de domingo e não resisti. Apesar do cansaço e do sono joguei por um tempo (e para minha alegria não teve falhas na rede nesse tempo), e fiquei maravilhado com o que vi. O uso da Frostbite 3 como engine mostrou tudo o que a EA ainda pode fazer com ela e o que podemos esperar nos próximos jogos que a utilizarem. O visual do jogo, com a pegada noturna e tudo mais, gráficos lindos e roncos de motor muito próximos do real fazem qualquer gearhead ou fã de jogo de corrida quase ter um orgasmo de satisfação.

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Mas ei, Underground 2 era bem foda, vai! 😉

A jogabilidade é estranha no começo, especialmente para jogadores mais assíduos de simuladores como Forza, Gran Turismo ou Project Cars, além de ser muito mais arcade que Forza Horizon, DriveClub e os próprios Need For Speed anteriores. Mas nada que você não se acostume depois de um tempo e comece a andar de lado nas curvas e curtindo a trilha sonora, que também está impecável.

Mas o ápice desse jogo é o seu sistema quase infinito de personalização, podendo montar desde uma cor única através dos controles de cor, como encher de adesivos em todas as partes do carro com sobreposições sem fim. Dá para fazer MUITA coisa legal só nessa etapa de pintura e adesivagem.

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Tipo isso aqui, só que MUITO melhor!

De quebra temos um sistema de personalização visual único, onde dá para alterar medidas de rodas, pneus (stretch ou normal), tamanho dos aros, body kits, faróis, lanternas e até o sistema de som, que estava presente na série Underground voltou. E o que impressiona é a possibilidade de fazer cambagem negativa nas rodas, alargamento de tudo quanto é coisas, splitters e tudo aquilo que todo o bom fã de carros customizados mais adora. É divino. Fiquei mais tempo brincando de montar meu Civic Type R do que jogando propriamente dito.

E depois de ver tudo isso, o que podemos esperar?

Tirando os problemas de rede que aconteceram com frequência desagradável durante o beta – e que espero que não se repita no jogo final. Só podemos aguardar para ver o melhor Need For Speed já feito desde o seu episódio inicial. Ele só não será o jogo do ano porque games de corrida não tem muita tradição nesse meio, mas ele certamente estará um espetáculo.

Abraços a vocês leitores, pois terei de aumentar significativamente minha produtividade nesse mês de outubro porque o final do ano vai ser difícil ter tempo disponível com NFS e Fallout 4 chegando por aí…

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